domingo, 15 de junho de 2014

AULAS DE FLAUTA DOCE E MUSICALIZAÇÃO

Olá queridos pais e amigos

Queremos compartilhar alguns momentos de nossas aulas de música.
No início da alfabetização musical utilizamos cores, as mesmas encontramos no jogo de sinos Orff.
Nas primeiras aulas com as crianças ainda bebês já iniciamos a utilização dos sinos de forma aleatória, somente para que os mesmos tornem-se natural em sala.



A medida em que os bebês vão crescendo já começamos a trabalhar a lateralidade concomitante as notas e posições através de desenhos.


Eis a nota lá, essa é a minha mão mas costumamos desenhar as mãozinhas das crianças já com a cor da nota, na hora de tocar desenhamos uma estrelinha na mão esquerda.



A primeira nota que usamos é o si e "inventamos" músicas e partituras com a mesma.


Esse é o caderno da Beatriz, ela pintou de roxo as notinhas e o rabisco significa o tempo de silêncio dela, que é o meu tempo de improviso, ela toca quatro tempos de si e eu improviso durante a pausa dela por essa razão a música chama-se encaixe, fica ainda melhor quando o Tio Nelson nos acompanha ao violão!

E por falar em tio Nelson nós costumamos criar ou adaptar melodias às partituras das crianças, na verdade iniciamos aí um processo de leitura relativa, já com elementos rítmicos.


Bem, esse é o início e muitas vezes nós voltamos a utilizar esse recurso quando as crianças pedem para tocar músicas as quais ainda não estão maduras o suficiente para a leitura original então facilitamos pois elas já conseguem executar no instrumento a melodia mas ainda não chegaram ao ponto de ler.


Por fim eis uma imagem que costumamos fixar na parede ou  no caderno das crianças para facilitar o estudo e para servir de ferramenta aos pais que desejam participar do processo de aprendizagem dos filhotes.

É isso, se vocês gostaram por favor deixem um comentário, como essas temos muitas outras ideias e músicas para compartilhar!
Valeu
Até breve
Tia Rosamon




3 comentários:

  1. Muito bom. Gosto muito dessa linha de trabalho, vou tentar aplicar este ano. Se tiver mais por favor compartilhe

    ResponderExcluir